Livro: @mor: Emmi & Leo - Livro 01

Autores(as): Daniel Glattauer
Editora: Suma de letras
Páginas: 188 
Nota: 4/5 (muito bom)




"Se você já encontrou a pessoa perfeita, porque se arriscar a conhece-la?


@mor me prendeu a atenção pelo nome, logo percebi que a história se baseava em uma relação virtual. Fiquei muito curiosa, pois hoje em dia é muito comum relacionamentos virtuais. Quando vi que os diálogos do livro são imitações de e-mails, pensei que não iria gostar, mas me impressionei!!! Cada e-mail é marcado pelo tempo que foi enviado (minutos, horas ou meses) depois do ultimo recebido. Outra coisa que me encantou é que quando você começa a leitura, você não sabe nada sobre os personagens Emmi e Leo, você na verdade é um terceiro que fica "bisbilhotando" a conversa entre os dois, achei isso fantástico porque tornou o que parecia um romance clichê em algo inesperado, você não consegue parar de ler enquanto os e-mails não acabam, ou seja, você lê o livro rapidamente sem perceber, pois a sua curiosidade sempre ganha! Vou contar um pouquinho da história Emmi e Leo:

Tudo começa quando Leo Leike recebe um e-mail de E. Rothner para cancelar a assinatura de uma revista. Nove meses depois, Leo recebe um e-mail de boas festas na sua caixa de mensagens e para a sua surpresa é da Senhora E. Rothner, e novamente Leo a corrige e pede para que o retire dos contatos. Surpreendendo-o novamente, trinta e outro dias depois Emmi consegue errar pela terceira vez! Será que ela está fazendo isso de propósito???


38 dias depois
Assunto: Nem mais um centavo!
 Prezada direção da editora Like, 
eu me desliguei de sua revista três vezes por escrito e duas vezes por telefone ( com certa senhora Hahn). Se vocês continuam, no entanto, enviando-me a publicação, só posso encarar isso como piada interna. Vou  guardar como suvenir a conta de 186 euros que acabou de chegar, para me lembrar da "Like" quando finalmente nenhuma edição for entregue. Mas, por favor, não conte receber sequer um tostão de minha parte;
Respeitosamente,
E. Rothner.
Duas horas depois
Fw:
Cara senhora Rothner, 
a senhora faz isso de proposito? Ou a senhora fez a assinatura de dias ruins?
Sds,
Leo Leike

         E é a partir desse terceiro erro que Emmi e Leo começam a manter contato por e-mail, correspondem de forma irregular e são esses intervalos que nos fazem conhecer os dois. Vamos descobrindo aos poucos alguns detalhes como o casamento de Emmi e seus dois filhos, e as tentativas de Leo para superar a sua ex. 
         Ao mesmo tempo que vamos nos apegando as mensagens de Emmi e Leo, eles vão se sentindo dependentes um do outro. A cada troca de mensagem a distância entre os dois diminui e os sentimentos começam a transparecer, tais como saudades, medo e ciumes. Então você começa a se perguntar: Emmi e Leo vão se conhecer de verdade?
         O conteúdo dos e-mails que Emmi e Leo trocam são escritos de forma inteligente e filosófica, com um pouco de duplo sentido que te faz questionar qual era a intensão dos dois ao dizer "tal coisa". O que mais me impressionou, é que muitas vezes você sabe que aconteceu algo importante, mas você não tem certeza do que pode ter acontecido, porque você leitor faz parte apenas do relacionamento virtual deles. Durante algumas trocas de e-mails, você vai recebendo dicas um pouco "codificadas" sobre o que pode ter corrido, Emmi e Leo são um pouco enigmáticos e complexos, ou seja, só entendemos depois de um longo período de mensagens, e tudo se encaixa perfeitamente. 
 @mor é uma história viciante que te faz rir e ao mesmo tempo surtar com tanta ansiedade. Daniel Glattauer, trouxe algo diferente, uma leitura tranquila que te faz sair um pouco daquele clichê. Não é o melhor livro do mundo, com certeza, mas é uma leitura fresca e simples que te da um animo para seguir com as proximas! Além disso, o final de @mor te faz querer sair correndo até a livraria mesmo sendo 3 horas da manhã pra comprar a continuação! Super indico



11 Comentários

  1. Eu li esse livro e no final fiquei muito,muito,muito,muiiiiiiiiitooooooo você já sabe ne,tem continuação e eu vasculhei a internet inteira para achar o segundo livro e achei numa tradução horrível,mas ta valendo ne...eu quero saber o final de tudo isso.
    eu amo esse casal e da forma pelo qual eles falam sobre o sentimento deles,o diálogo,a forma como eles encaram toda essa situação é tão comum hoje em dia tudo isso,eu já passei por essa situação e sei o quanto é angustiante.

    Beijos...nao deixa de ler o segundo livro é maravilhoso,já vou adiantando.
    até mais.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    FB
    já segui e curti o face,tah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quando eu cheguei no final.. eu fiquei "Não acreditoooo!" nem deu tempo e já abri o próximo. Quando a gente já passou por algo parecido a história se torna algo pessoal, mesmo que seja um pouco diferente... eu até me emocionei em algumas partes.Obrigada pela dica, mas não deu nem tempo de respirar.. já tava lendo o segundo, não sei como é possível esperar pra ler a continuação.. haha,
      Beijossss e obrigada Linda!

      Excluir
  2. Oi, minha linda!!! Eu ainda não li esse livro, confesso q estou desatualizada, mais me deu uma baita curiosidade e saber mais da história... rs rs... bjs bjs
    http://crismaria2013.blogspot.com.br/
    Cris Maria
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Criss! São tantos livros sendo lançados que ta difícil acompanhar tudo! (ainda bem rsrs). Quando arranjar um tempinho invista nesse livro que vale a pena, e quando tu terminar ele vai ficar louca pela continuação!!! Beijoss linda

      Excluir
  3. Ao ler a resenha fiquei curiosa e tentada a ler o livro.
    Gostei muito do blog também.
    Beijinho


    FB
    http://www.thayandrade21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Thay! Até o nome do livro atiça a curiosidade rs
      Obrigada linda, beijos!

      Excluir
  4. Adorei a história, realmente é muito legal quando um livro que até então parecia clichê nos surpreende.
    FB landlandnever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mesmo parecendo clichê eu fiquei com uma curiosidade enorme pra ler, e não me arrependo! bjs

      Excluir
  5. Oi Jéssica, tudo bem? Não imaginava que esse livro seria bom quando comecei a ler seu post, mas pareceu ser muito legal! Obrigada por compartilhar! Bjs
    Ju Santos/FB
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juli!!! Fico feliz por isso, apesar de eu não ter gostado tanto da continuação, @mor ainda continua sendo um bom livro pra mim! bjs

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.