Livro: O caçador de pipas
Autores(as): Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368
Nota: 5/5 (ótimo)



“Por você, faria isso mil vezes”

Sabe aquele livro que você compra só pela capa porque ela é linda demais e consequentemente você PRECISA muito dela na sua estante? Confesso que foi o que aconteceu comigo. Não tive muito interesse pela história, mas quando comecei a ler nada conseguiu me fez largar o inesquecível caçador de pipas. Essa é uma história surpreendente e imprevisível, que faz o leitor refletir sobre diversos aspectos.

“Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira”.
                           

A história é narrada por Amir, e se inicia no Afeganistão na década de 70. Amir era um garoto solitário que perdeu a mãe e se sente deixado de lado pelo pai, um afegão muito respeitado em Cabul. E no meio desse vazio encontrou uma forte amizade com Hassam, filho do empregado da família de Amir. Hassam não teve as mesmas oportunidades que Amir, não aprendeu a ler e escrever, mas é considerado por seu amigo um garoto muito sábio, corajoso e correto. Os dois meninos possuíam a mesma idade, gostos parecidos, foram alimentados quando bebês pela mesma mulher, entretanto Amir não conseguia ter aquelas qualidades de Hassam, que tanto invejava. Hassam sempre esteve disposto a proteger Amir a qualquer custo, livrando-o das mais diversas confusões, mas Amir não parecia ter coragem suficiente para fazer o mesmo por seu melhor amigo. A amizade é colocada à prova em um campeonato de pipas, mas Amir falha, tendo que conviver com um grande segredo por anos. Uma guerra acontece e os dois meninos são separados, anos depois o destino trata dar a Amir a chance de se redimir com Hassam. Será que essa amizade foi e ainda é forte o suficiente para uni-los novamente?

Khaled Hosseini conseguiu o equilíbrio perfeito, o livro além de trazer romance, ressalta temas importantes como a grande influencia da religião, os preconceitos existentes entre classes, a devastação que uma guerra trás. A escrita é simples, no entanto acho que o Autor pecou em detalhar coisas desnecessárias (nada que prejudique a leitura). Muitas vezes fiquei com raiva das atitudes de Amir, e também pelas de Hassam, mas ao terminar de ler percebi que todas essas conturbações de emoções foram propositais. O autor conseguiu me fazer refletir sobre muitas coisas na minha vida, principalmente minhas atitudes, e também me fez abrir mais a mente. Passei a observar melhor tudo o que acontece ao meu redor, e dar importância e valor a minha família, também a ter muito respeito pelas outras culturas, mesmo que eu não concorde com algumas coisas em especial.

Com certeza eu recomendo esse livro, é um dos meus preferidos!


Deixe um comentário

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita.
Beijos, A equipe.